Conheça Toledo/PR

Cidade

Toledo é um município brasileiro do estado do Paraná, do qual é o 12° mais populoso, com 119.353 habitantes, conforme o Censo de 2010.

Localiza-se na região oeste, próximo de Cascavel, formando com este município um eixo de desenvolvimento ligado ao agronegócio, impulsionado pelo seu solo fértil e plano, que faz concentrar cooperativas e outras empresas do ramo, tornando-o um dos maiores produtores de grãos do estado.

História

Toledo está situado numa região de colonização recente, que recebeu seus primeiros moradores em 1946. Já em 1951 foi emancipado pela Lei nº 790, sancionada pelo Governador Bento Munhoz da Rocha Neto.

A primeira eleição ocorreu em 9 de novembro de 1952 e a instalação oficial em 14 de dezembro de 1952, quando se deu a posse do prefeito Ernesto Dalloglio (1952/1956).

Na década de 1960 a região contava com apenas cinco municípios: Foz do Iguaçu, Cascavel, Toledo, Guaíra e Guaraniaçu.

Toledo surgiu quando a Industrial Madereira e Colonizadora Rio Paraná S/A - MARIPÁ, começou a explorar uma área de terra adquirida dos ingleses, denominada Fazenda Britânia.

A atividade inicial era a extração de madeira para os mercados da Argentina e Uruguai. A Maripá organizou um plano de colonização, fundamentado em pequenas propriedades, com média de 10 alqueires paulistas.

O desenvolvimento de Toledo se deu de uma forma acelerada, inicialmente em torno da economia das comunidades agrícolas, o que emprestou à sociedade um forte espírito gregário.

Na década de 1960 para 1970 a modernização agrícola imprimiu novas relações no campo e a especialização favoreceu a monocultura e a concentração de propriedade, ocasionando o êxodo rural e a acelerada urbanização.

A suinocultura, que era atividade complementar para os pioneiros, foi desenvolvendo-se na década de 50, levando à fundação do Frigorifico Pioneiro S/A. O frigorífico teve seu controle acionário adquirido pela empresa Sadia no ano de 1964, que é hoje a maior indústria instalada no município, cuja produção é voltada tanto para o mercado doméstico como para exportação.

Geografia

O município de Toledo está situado na Região Oeste do Paraná, fazendo fronteiras com os seguintes municípios:

  • norte: Maripá e Nova Santa Rosa;
  • sul: Santa Tereza do Oeste e São Pedro do Iguaçu;
  • leste: Assis Chateaubriand, Tupãssi e Cascavel;
  • oeste: Quatro Pontes, Marechal Cândido Rondon e Ouro Verde do Oeste.
Números da Cidade
  • 42 mil veículos automotores (um veículo para cada 2,5 habitantes).
  • 3º lugar em índice de desenvolvimento humano (IDH) entre as 10 maiores cidades do Paraná. Aquário Municipal Dr. Romolo Martinelli
  • 9º lugar em arrecadação do imposto de circulação de mercadorias e serviços (ICMS) do Paraná.
  • 10º lugar em produto interno bruto (PIB) total do Paraná.
  • 1º lugar em parque industrial do oeste do Paraná.
  • 1º lugar em PIB agropecuário do Paraná e da região sul e 11º lugar no país.
  • 1º lugar em VBP (valor bruto da agropecuária) do Paraná.
  • 3º lugar em valor adicionado da agropecuária do Brasil.
  • 1º lugar em rebanho suíno do Paraná.
  • 1º lugar em plantel de frango do Paraná.
  • 3º maior produtor de leite do Paraná, produção de 70 milhões de litros/ano.
  • 1º lugar em piscicultura comercial do Paraná.
  • Possui o maior frigorífico de suínos e aves da américa latina.

Turismo - Esporte - Lazer - Cultura

O Município de Toledo prepara-se para a "Indústria do Terceiro Milênio", com várias opções de Turismo e Lazer na gastronomia, cultura, esporte e eventos de negócios.

Conta com o Estádio Municipal 14 de Dezembro, com capacidade para 20.000 espectadores. Inaugurado em 1968 e reformado na década de 1980, é o local onde o Toledo Colônia Work manda seus jogos. Conta com pista e centro olímpico.

No município existem inúmeros ginásios pertencentes à entidades e empresas, bem como canchas cobertas de escolas, que beneficiam 11 mil crianças e adolescentes com atividades em 35 modalidades.

Toledo também possui uma equipe de futebol de salão, a Associação de Futsal de Toledo, fundada em 2009 com o objetivo de resgatar a modalidade, apresentando um projeto esportivo novo e diferenciado dos anteriores. Montou equipes com atletas locais e fez parcerias com varias escolhinhas de futsal da cidade.

A Associação participará nas competições estaduais (Chave Bronze e Taça Paraná), o que envolverá varias crianças e adolescentes durante o ano.

Manda seus jogos nos Ginásios:
  • CCR - capacidade para 4500 espectadores
  • Alcides Pan - capacidade de 7000 espectadores (atualmente em reforma)

Cultura

Teatro Municipal

Inaugurado dia 26 de novembro de 1999, é o segundo maior teatro do Estado do Paraná, com área total construída de 2.974,18 m², entre palco, platéia, camarins, salas de ensaio, salas administrativas e demais dependências.

Tem capacidade para 1.022 pessoas e conta também com cadeiras para obesos e portadores de necessidades especiais.

Museu Histórico Willy Barth

Localizado no centro Cultural Oscar Silva, na Avenida Tiradentes, tem como escopo retratar a história da colonização da cidade e região.

Casa da Cultura

Inaugurada oficialmente em 4 de dezembro de 1976, foi a primeira do gênero a ser criada no Estado do Paraná.

Abriga a sede da Secretaria Municipal de Cultura de Toledo.

Bibliotecas

A Biblioteca Municipal foi criada em 12 de dezembro de 1960 e registrada no Instituto Nacional do Livro. Tem sua sede no centro Cultural Oscar Silva, no centro da cidade.

O município conta atualmente com três bibliotecas públicas.

Polo Gastronômico

Toledo oferece uma variedade de pratos à base de produtos típicos da agropecuária logal, como carne suína, bovina, aves, peixes e hortifrutigranjeiros.

Principais festas

  • Festa Nacional do Porco no Rolete - Um dos grandes eventos gastronômicos do estado, a festa é realizada há mais de 30 anos e nasceu de uma simples aposta entre amigos, que resolveram promover um pequeno campeonato no qual seria vencedor aquele que apresentasse a mais saborosa receita de porco assado inteiro, tendo hoje reconhecimento internacional, sendo inclusive o sido o tema de desfile da Escola de Samba Unidos da Ponte, no carnaval carioca de 1995.

  • Concórdia Fest - É um evento gastronômico, realizado no Distrito de Concórdia do Oeste.

  • Festa do Leitão na Estufa - realizada no Distrito de Vila Nova, que tem na suinocultura uma de suas principais fontes de economia. A festa dá mais uma mostra da grande variedade de pratos que podem ser preparados à base de carne suína.

  • Festa do Frango - realizada no Distrito de Dez de Maio. Fundamentada na grande produção avícola do Distrito, a diretoria do SOCEDEMA (Sociedade Cultural e Esportiva de Dez de Maio), resolveu criar um evento capaz de proporcionar, além de entretenimento para a comunidade, mais uma forma de arrecadar recursos para melhorar a infra-estrutura e impulsionar as atividades do clube. A festa oferece também aos visitantes um especialíssimo café colonial, além de uma exposição comercial e industrial. Foi a precursora das festas distritais.

  • Bruderfest - festa típica alemã realizada na localidade de Dois Irmãos, cultiva as tradições germânicas herdadas dos pioneiros e tem como atrações a gastronomia, música e chope, com público superior a 4.000 mil pessoas.

  • Ipirangafest - é uma festa popular da localidade de Vila Ipiranga, realizada para incentivar as atividades produtivas da comunidade, especialmente a avicultura e a suinocultura, com público estimado em mais de 3.000 mil pessoas.

  • Michel´sFest - realizada no Distrito de São Miguel, por ocasião da passagem de seu padroeiro, a comunidade apresenta sua festa, a oferecer como prato principal o costelão assado na estufa.

  • Festa da Ovelha e Costelão a Fogo de Chão - realizada no distrito de São Luiz do Oeste, data em que a comunidade comemora o Dia do Colono e do Motorista, onde acontece a benção aos carros e o público presente pode degustar os pratos oferecidos, além de chope.

  • Festa do Milho - realizada na localidade de Bom Princípio, anualmente o evento reúne cerca de 3.000 mil pessoas, que têm a oportunidade de participar de atividades culturais e folclóricas. A festa do milho é realizada devido Toledo ser um dos maiores produtores de grãos do Brasil.

  • Festa do Leitão à Sarandi - iniciada no ano de 1996, reune aproximadamente 7.000 mil pessoas. O leitão é preparado inteiro, grelhado e temperado de modo a proporcionar um sabor muito peculiar.

  • Festa do Leitão à Paraguaia - realizada na comunidade de São Salvador, vem crescendo a cada ano, tornando-se mais uma festa com grande aceitação pela população do município. O leitão é assado sem tempero, que somente minutos antes de ser servido é injetado.

  • Festa do Leitão à Italiana - É realizada anualmente, geralmente no mês de outubro, na Paróquia Menino Deus, no Jardim Porto Alegre. Idealizado por Nilton Gregorio e Martinho Welter, no ano de 2006. O prato principal constitui-se de leitão assado e recheado com Polenta e Bacon. O público gira em torno de 1500 pessoas.

    Fonte: Wikipedia
Fotos da Cidade
 
 
 
 
Digite o Termo para Buscar
Imóveis para Venda
Imóveis para Locação
Simulador de Financiamento
Quero Vender e/ou Alugar
Não encontrei o que Procuro
 
Conheça nossa Empresa
Conheça Toledo/PR
Fale Conosco
 
  CASAS
  APARTAMENTOS
  TERRENOS/LOTES
  SOBRADOS
  PRÉDIOS
  ÁREAS RURAIS
  COMERCIAIS
  APARTAMENTOS
  CHÁCARAS
  SALAS COMERCIAIS
  SOBRADOS
  COMERCIAIS
 
 
 
ATENDIMENTO
(45) 3277-1142
dal_bosco@uol.com.br
 
ENDEREÇO
LRG SAO VICENTE DE PAULO, 1163 - Toledo/PR